4 de dez. de 2018

QUINZENA DOS DIREITOS 2018 | CASA DOS DIREITOS | GUINÉ-BISSAU


Dezembro marca o regresso da Quinzena dos Direitos, que já vai na sua 4ª edição, uma iniciativa promovida pela Casa dos Direitos e ONG associadas, à qual se juntam outras organizações nacionais e internacionais que trabalham questões relacionadas com Direitos Humanos na Guiné-Bissau.
A Quinzena é inaugurada este sábado, dia 1 de Dezembro, na Casa dos Direitos, a partir das 10h, numa sessão que conta com a presença de representantes do Estado, membros de organizações da sociedade civil e outros convidados.


ACEDA AQUI AO PROGRAMA DETALHADO


DEBATES. Ao longo de duas semanas, decorre em vários espaços de Bissau e um pouco por todo o país um programa de debates sobre o trabalho em rede das ONG no país, incidindo sobre temáticas como o papel das mulheres, a situação das pessoas com deficiência, o direito à saúde, o acesso à Justiça e a situação das prisões, entre outros temas relacionados com Direitos Humanos.​

FEIRA DO LIVRO.Será também organizada a quarta edição da Feira do Livro, com títulos dedicados aos Direitos Humanos e ao Desenvolvimento, e à literatura sobretudo africana, que ficará patente na Casa dos Direitos e no Centro Cultural Português (CCP) a partir de dia 5 de Dezembro (quarta-feira) até ao final do certame. A Feira conta com dois pólos, a inauguração acontece primeiramente às 10h na Casa dos Direitos, e mais tarde pelas 16h no Centro Cultural Português.

FOTOGRAFIA E CINEMA. Porque através da arte também se fala de Direitos Humanos, a Quinzena dos Direitos acolhe três exposições fotográficas em torno de diversos temas, como a história da 1ª prisão civil, nos anos 40 do século passado, onde se veio a edificar em 2012 a Casa dos Direitos, as mulheres ´guardiãs de sementes´ e ainda sobre a vida de pessoas com deficiência, e sessões de cinema no Centro Cultural Português sobre Direitos Humanos..

PRÉMIO JORNALISMO E DIREITOS HUMANOS. Como nas edições anteriores, será divulgado o resultado do prémio Jornalismo e Direitos Humanos, promovido pelo Observatório dos Direitos, uma iniciativa da LGDH, da ACEP e do CEsA, numa cerimónia que decorrerá na Assembleia Nacional Popular.

FESTIVAIS NAS REGIÕES. São também actividades inscritas na Quinzena e que incluem um no Norte, em São Domingos, de venda de produtos da terra e dois sobre a temática das migrações, que decorrem no leste e no sul do país.

Estas e outras actividades para participar e acompanhar até dia 15 de Dezembro.
Contamos com a sua presença!


Consulte aqui o evento no facebook