Decorreu no dia 10 de Dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a entrega do V Prémio Jornalismo e Direitos Humanos, promovido pelo Observatório dos Direitos. O Observatório foi representado na cerimónia, que decorreu na Assembleia Nacional Popular, pelo Presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos, Dr. Augusto Mário, cujo discurso está disponível
aqui.
Este ano, a entrega do prémio foi realizada durante a celebração do septuagésimo aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em parceria com UNIOGBIS e com a Assembleia Nacional Popular, tendo contado com a presença de todos os órgãos de soberania da Guiné-Bissau e membros do corpo diplomático.
Os vencedores do prémio foram os seguintes:
Categoria Imprensa Escrita
Jacimira Segunda Sai – Jornal
Donos da Bola
Trabalho intutulado
Drama dos moradores de Cuntum: o Bairro está em perigo, reportagem que espelha a ausência de esquadra, centro de saúde, escolas públicas e a situação deplorável do mercado local.
Categoria Radio de âmbito nacional ou comunitária
Iancuba Dansó – Radio Capital FM
Trabalho intitulado
Agressão às liberdades, difundido na Radio Capital no dia 19 de Agosto de 2018 no noticiário das 13H00 e das 22H00.
Categoria Televisão de âmbito nacional ou comunitária
Lamarana Culubali – Televisão comunitária de Kelele
Trabalho intitulado
Mindjer na Tabanca, difundido na Televisão comunitária de Kelele no mês de Setembro de 2018.
Cada premiado recebeu 150.000 CFA.
O Observatório dos Direitos é uma iniciativa de monitoria da situação dos direitos na Guiné, e é dinamizado pela Liga Guineense dos Direitos Humanos, a Associação para a Cooperação Entre os Povos (ACEP) e o Centro de Estudos Sobre África, Ásia e América Latina (CEsA-ISEG). O Observatório tem co-financiamento da Cooperação Portuguesa.




